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Pong é um jogo eletrônico de esporte de arcade com temática de tênis de mesa, com gráficos bidimensionais, desenvolvido pela 📈 Atari e lançado originalmente em 1972. Foi um dos primeiros jogos de arcade; foi criado por Allan Alcorn como um exercício 📈 de treinamento atribuído a ele pelo cofundador da Atari, Nolan Bushnell, mas Bushnell e o cofundador da Atari, Ted Dabney, 📈 ficaram surpresos com a qualidade do trabalho de Alcorn e decidiram fabricar o jogo. Bushnell baseou o conceito do título em 📈 um jogo eletrônico de pingue-pongue incluído no Magnavox Odyssey, o primeiro console doméstico de jogos eletrônicos. Em resposta, a Magnavox mais 📈 tarde processou a Atari por violação de patente. Pong foi o primeiro jogo comercialmente bem-sucedido e ajudou a estabelecer a indústria 📈 de jogos eletrônicos junto com o Magnavox Odyssey. Logo após seu lançamento, várias empresas começaram a produzir jogos que imitavam de 📈 perto casas de apostas francesas jogabilidade. Eventualmente, os concorrentes da Atari lançaram novos tipos de jogos que se desviaram do formato original de Pong 📈 em vários graus, e isso, por casas de apostas francesas vez, levou a Atari a incentivar casas de apostas francesas equipe a ir além de Pong 📈 e produzir jogos mais inovadores. A Atari lançou várias sequências de Pong que se basearam na jogabilidade do original, adicionando novos 📈 recursos. Durante a temporada de Natal de 1975, a Atari lançou uma versão caseira de Pong exclusivamente através das lojas de 📈 varejo da Sears. A versão caseira também foi um sucesso comercial e gerou inúmeros clones. O jogo foi refeito em várias plataformas 📈 domésticas e portáteis após seu lançamento. Pong faz parte da coleção permanente da Smithsonian Institution em Washington, D.C. , devido ao seu 📈 impacto cultural. Jogabilidade de Pong Pong é um jogo eletrônico de esporte em duas dimensões que simula um tênis de mesa. O jogador 📈 controla uma paleta (barra vertical) no jogo movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra o computador ou 📈 outro jogador que controlam uma segunda raquete no lado oposto. Os jogadores usam suas paletas para acertar a esfera (bola) e 📈 mandá-la para o outro lado. A paleta é dividida em oito segmentos, com o segmento central retornando a bola em um 📈 ângulo de 90º em relação a paleta e os segmentos externos retornando a bola em ângulos cada vez menores. A bola 📈 aumenta de velocidade cada vez que é rebatida, reiniciando a velocidade caso algum dos jogadores não acerte a bola. O objetivo 📈 é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o oponente não consiga retornar a bola para o outro 📈 lado.[2][3][4] Desenvolvimento e história [ editar | editar código-fonte ] Pong foi o primeiro jogo desenvolvido pela Atari Inc. , fundada em junho 📈 de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney. [5][6] Depois de produzir Computer Space, Bushnell decidiu formar a empresa para produzir 📈 mais jogos ao licenciar ideias de outras empresas. O primeiro contrato foi com Bally Technologies para um jogo de corrida. [4][7] Pouco 📈 depois da fundação, Bushnell contratou Allan Alcorn pela casas de apostas francesas experiência com engenharia eletrônica e ciência da computação; Bushnell e Dabney 📈 já haviam trabalho junto com ele na Ampex. Antes de trabalhar na Atari, Alcorn não teve nenhuma experiência com jogos eletrônicos. [8] 📈 Para preparar Alcorn para a criação de jogos, Bushnell deu a ele um projeto com secretas intenções de ser um 📈 exercício de aquecimento. [8][9] Bushnell disse a Alcorn que ele tinha um contrato com a General Electric para um produto, e 📈 ele pediu Alcorn para criar um jogo simples com um ponto que se move, duas paletas, e dígitos para mostrar 📈 a pontuação. [8] Em 2011, Bushnell declarou que o jogo foi inspirado em versões anteriores de tenis eletrônico que ele tinha 📈 jogado anteriormente; Bushnell jogou a versão para computador PDP-1 em 1964 enquanto estava no colégio. [10] Entretanto, Alcorn diz que foi 📈 uma resposta direta para o jogo de tênis da Magnavox Odyssey. [8] Em maio de 1972, Bushnell havia visitado Magnavox Provit 📈 Caravan em Burlingame, Califórnia, onde ele jogou a demonstração de Magnavox Odyssey, especificamente o jogo de tênis de mesa. [11][12] Apesar 📈 dele ter pensado que o jogo devia em qualidade, o jogo inspirou Bushnell a passar o projeto para Alcorn.[10] Alcorn primeiro 📈 examinou o esquema de Bushnell para Computer Space, mas os achou ilegíveis. Ele então criou seu próprio design baseado em seu 📈 conhecimento de lógica transistor-transistor e o jogo de Bushnell. Sentindo que o jogo básico era muito chato, Alcorn adicionou elementos para 📈 deixá-lo mais atrativo. Ele dividiu a paleta em oito segmentos para mudar o ângulo de retorno da bola. Por exemplo, o segmento 📈 central retornava a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta, enquanto que os segmentos externos retornavam a 📈 bola em ângulos cada vez menores. Ele também fez a bola acelerar conforme ela ia sendo devolvida pelos jogadores, com a 📈 velocidade reiniciando caso algum jogador errasse a bola. [4] Outra característica era que as paletas do jogo não conseguiam chegar até 📈 o topo da tela. Isso foi causado por um simples circuito que tinha um defeito próprio. Ao invés de dedicar tempo para 📈 corrigir o defeito, Alcorn considerou que isso dava ao jogo mais dificuldade e ajudava a limitar o tempo de jogo, 📈 caso contrário, ele imaginou que dois jogadores habilidosos poderiam jogar para sempre.[8] Após três meses de desenvolvimento, Bushnell falou para Alcorn 📈 que ele queria que o jogo tivesse efeitos sonoros realísticos e uma torcida. [8][13] Dabney queria que o jogo fizesse "boo" 📈 e "hiss" quando o jogador errava a bola. Alcorn tinha um espaço limitado disponível para os dispositivos eletrônicos necessários e não 📈 sabia como criar esses sons com circuitos digitais. Depois de inspecionar o sync generator, ele descobriu que podia gerar diferentes tons 📈 e usou esses tons para os efeitos sonoros do jogo. [4][8] Para construir o protótipo, Alcorn comprou uma televisão preto e 📈 branco de uma loja local, colocou ela em um gabinete de madeira de 4 ft (1,22 m), e soldou os 📈 fios nos tabuleiros para criar os circuitos necessários. O protótipo impressionou tanto Bushnell e Dabney que eles acharam que podia ser 📈 um produto lucrativo e decidiram testar casas de apostas francesas comercialização[4] Em setembro de 1972, Bushnell e Alcorn instalaram um protótipo de Pong no 📈 bar local, Andy Capp's Tavern. Eles escolheram o bar por causa das boas relações com o gerente, Bill Gaddis;[14] Atari fornecia 📈 máquinas de pinball para Gaddis. [6] Bushnell e Alcorn colocaram o protótipo em uma das mesas perto de outras máquinas de 📈 entretenimento: uma jukebox, máquinas de pinball, e Computer Space. O jogo foi bem recebido na primeira noite e a popularidade continuou 📈 a crescer durante os dez dias seguintes. Bushnell então fez uma viagem de negócios para Chicago para demonstrar o Pong para 📈 os executivos de Bally e Midway Manufacturing;[14] ele pretendia usar Pong para cumprir o contrato com Bally ao invés do 📈 jogo de corrida. [4][5] Poucos dias depois, o protótipo começou a apresentar complicações e Gattis contatou Alcorn para fixá-lo. Ao verificar a 📈 máquina, Alcorn descobriu que o mecanismo tinha emperrado por excesso de moedas.[14] Após ouvir sobre o sucesso do jogo, Bushnell decidiu 📈 que haveria lucro para a Atari manufaturar o jogo ao invés de licenciá-lo, mas o jogo já tinha despertado o 📈 interesse de Bally e Midway. [5][14] Bushnell decidiu informar a cada um dos dois grupos que o outro tinha perdido o 📈 interesse - Bushnell disse a Bally que os executivos da Midway não quiseram a máquina e vice-versa - para preservar 📈 as relações para futuros negócios. Ao ouvir o comentário de Bushnell, os dois grupos declinaram a oferta. [14] Bushnell teve dificuldades para 📈 encontrar um financiamento para Pong; os bancos viam o jogo como uma variação do pinball, que na época o público 📈 em geral associava com a Máfia. Atari eventualmente obteve uma linha de crédito do Wells Fargo que seria usado para expandir 📈 suas instalações e montar uma linha de montagem. Eles então procuraram trabalhadores de montagem nos escritórios de emprego local, mas não 📈 conseguiam atingir a demanda. As primeiras máquinas foram produzidas bem devagar, cerca de dez máquinas por dia, muitas das quais falharam 📈 nos testes de qualidade. Atari eventualmente racionalizou o processo e começou a produzir o jogo em quantidades maiores. [15] Em 1973, eles 📈 começaram a vender Pong para outros países com a ajuda de parceiros estrangeiros.[16] Versão doméstica de Pong lançada em 1975 O sucesso 📈 de Pong fez com que Bushnell criasse um novo produto. [5][17] Em 1974, o engenheiro da Atari Harold Lee propôs uma 📈 versão doméstica de Pong que se conectaria a televisão: Home Pong. O sistema começou a ser desenvolvido sob o codinome Darlene, 📈 em homenagem a uma atrativa empregada da Atari. Alcorn trabalhou com Lee para desenvolver o design e o protótipo, e baseando-se 📈 na mesma tecnologia digital usada para o jogo de arcade. Os dois trabalharam em turnos para poupar tempo e dinheiro; Lee 📈 trabalhava na lógica do design durante o dia, enquanto Alcorn depurava o design durante a tarde. Depois que o design foi 📈 aprovado, o engenheiro da Atari Bob Brown ajudou Alcorn e Lee na produção do protótipo. O protótipo consistia em um aparelho 📈 encaixado em um pedestal de madeira contendo mais de cem fios, que seriam eventualmente trocados por um único chip criado 📈 por Alcorn e Lee; o chip ainda não tinha sido testado e criado quando o protótipo foi construído. O chip foi 📈 terminado na segunda metade de 1974, e foi, na época, o chip de maior performance em um produto de consumidor.[17] Bushnell 📈 e Gene Lipkin, vice-presidente de vendas da Atari, tentaram vender Home Pong para varejistas de brinquedos e eletrônicos, sem sucesso. Os 📈 varejistas achavam que o produto era muito caro e não iria interessar aos consumidores. Atari contatou o departamento de bens esportivos 📈 de Sears após notar a divulgação de Magnavox Odyssey na casas de apostas francesas seção de bens esportivos no seu catálogo. A equipe da 📈 Atari discutiu com o representante, Tom Quinn, que demonstrou entusiasmo e ofereceu a empresa um acordo de exclusividade. Acreditando que poderiam 📈 encontrar termos mais favoráveis em outros lugares, os executivos da Atari declinaram o acordo e continuaram a procurar varejistas de 📈 brinquedos. Em janeiro de 1975, a equipe da Atari montou uma cabine para Home Pong na toy trade fair em Nova 📈 Iorque, mas não conseguiram pediram de compras.[17] Depois do evento, eles encontraram Quinn de novo, e, dias depois, fizeram uma reunião 📈 com ele para ter um pedido de compra. Para conseguir a aprovação do departamento de bens esportivos, Quinn sugeriu que a 📈 Atari demonstrasse o jogo para os executivos em Chicago. Alcorn e Lipkin viajaram para Sears Tower e, apesar de uma complicação 📈 técnica, obtiveram a aprovação. Bushnell disse a Quinn que ele poderia produzir 75. 000 unidades em tempo para a temporada do natal, 📈 entretanto, Quinn pediu o dobro. Apesar de Bushnell saber que Atari não possuía capacidade para manufaturar 150 mil unidades, ele concordou. [17] 📈 Atari comprou uma nova fábrica ao conseguir fundos de um investidor em capital de risco, Don Valentine. Com a supervisão de 📈 Jimm Tubb, a fábrica cumpriu a ordem de compra da Sears. [18] As primeiras unidades foram nomeadas pela Sears com o 📈 nome de "Tele-Games". Atari depois lançou uma versão sob casas de apostas francesas própria marca em 1976.[19] Processo da Magnavox [ editar | editar código-fonte 📈 ] O sucesso de Pong chamou a atenção de Ralph Baer, inventor da Magnavox Odyssey, e seu empregado, Sanders Associates. Sanders tinha 📈 um acordo com Magnavox para lidar com as licenças do Odyssey, que incluía as infrações dos seus direitos exclusivos. Entretando, Magnavox 📈 não tomou ações legais contra a Atari e várias outras empresas que lançaram clones do Pong. [20] Sanders continuou a aplicar 📈 pressão, e em abril de 1974 Magnavox abriu um processo contra Atari, Bally Midway, Aliied Leisure e Chicago Dynamics. [21] Magnavox 📈 argumentou que a Atari infringiu as patentes de Baer e seu conceito de ping-pong eletrônico baseado em registros detalhados que 📈 Sanders guardava do processo de design de Odyssey desde 1966. Outros documentos incluíam depoimentos de testemunhas e um livro de visitas 📈 assinado que demonstrava que Bushnell havia jogado o jogo de tênis de mesa de Odyssey antes do lançamento de Pong. [20][22] 📈 Em resposta para as alegações que ele viu Odyssey, Bushnell declarou mais tarde que "O fato é que eu realmente 📈 vi o jogo Odyssey e eu não o achei muito inteligente."[23] Após considerar suas opções, Bushnell decidiu resolver com Magnavox fora 📈 da corte. Os advogados de Bushnell achavam que poderiam ganhar, entretanto, estimaram os custos legais em US$1. 5 milhões, que era maior 📈 que os fundos da Atari. Magnavox ofereceu a Atari um acordo para ela se tornar uma licenciadora por US$ 0,7 milhões. Outras 📈 empresas que produziam clones de Pong teriam que pagar royalties. Além disso, Magnavox teria o direito sobre os produtos desenvolvidos pela 📈 Atari no decorrer do ano seguinte. [20][22] Magnavox continuou com as ações legais contra as outras empresas, e os processos começaram 📈 logo após o acordo com Atari em junho de 1976. O primeiro caso ocorreu na corte distrital de Chicago, com o 📈 juiz John Grady presidindo. [20][24][22] Para evitar que Magnavox tivesse os direitos sobre seus produtos, Atari decidiu atrasar o lançamento de 📈 seus produtos por um ano, e escondia informações de Magnavox quando seus empregados visitavam as fábricas da Atari.[22] Impacto e legado 📈 [ editar | editar código-fonte ] Os jogos de arcade Pong manufaturados pela Atari foram um grande sucesso. O protótipo foi bem 📈 recebido pelo dono do bar Andy Capp; as pessoas iam pro bar apenas para jogar. [5][14] Após o seu lançamento, Pong 📈 frequentemente dava quatro vezes mais lucro que as outras máquinas operadas por moedas. [25] Bushnell estimou que o jogo dava um 📈 lucro de US$35-40 por dia, que pode ser descrito como algo nunca antes visto na história da indústria de entretenimento 📈 operada em moedas daquela época. [10] O lucro dado pelo jogo resultou em um aumento dos pedidos de compra que a 📈 Atari recebeu. Isso deu a Atari uma fonte de renda constante; a companhia vendeu as máquinas por um preço três vezes 📈 maior que o custo de produção. Em 1973, a companhia tinha vendido 2. 500 máquinas e, no final de 1974, vendeu mais 📈 que 8.000 unidades. [25] As máquinas de arcade se tornaram desde então um item de colecionador, com a cocktail-table version sendo 📈 a mais rara. [26] Pouco tempo depois do sucesso do jogo no teste do bar Andy Capp, outras companhias começaram a 📈 visitar o bar para conferir o jogo. Jogos similares apareceram no mercado três meses depois, produzido por empresas como Ramtek e 📈 Nutting Associates. [27] A Atari não pode fazer nada contra os competidores pois não tinham feito inicialmente uma patente para a 📈 tecnologia usada no jogo. Quando a empresa fez a patente, complicações atrasaram o processo. Como resultado, o mercado consistia principalmente de clones 📈 de Pong; autor Steven Kent estima que a Atari produziu menos de um terço das máquinas. [28] Bushnell se referiu aos 📈 competidores como "Jackals" pois ele sentiu que eles tinham uma vantagem injusta. Sua solução para competir contra eles foi produzir mais 📈 jogos e conceitos inovadores.[28][27] Home Pong foi um sucesso instantâneo após seu lançamento limitado em 1975 pela Sears; cerca de 150. 000 📈 unidades foram vendidas nas férias daquele ano. [29][30] O jogo se tornou o produto de mais sucesso de Sears na época, 📈 o que deu a Atari o Premio de excelência em qualidade Sears. [30] Do mesmo modo que a versão para arcade, 📈 várias empresas lançaram clones para capitalizar no sucesso dos consoles, muitas das quais continuaram a produzir novos consoles e jogos. Magnavox 📈 relançou seu sistema Odyssey com um hardware simplificado e novos elementos, tendo lançado versões atualizadas posteriormente. Coleco entrou no mercado de 📈 videogame com seu console Telstar contendo três variações de Pong e também foi sucedido por novos modelos. [29] A Nintendo lançou 📈 Color TV Game 6 em 1977, que rodava seis variações de tênis eletrônico. No ano seguinte, recebeu uma atualização, o Color 📈 TV Game 15, que possuía quinze variações. Os sistemas foram a porta de entrada da Nintendo para o mercado de videogame 📈 doméstico e foram os primeiros a serem produzidos por eles mesmos (antes eles licenciavam o Magnavox Odyssey). [31] Os consoles dedicados 📈 a Pong e seus inúmeros clones se tornaram raridades de diferentes níveis. Os consoles Pong da Atari são comuns, enquanto que 📈 os consoles TV Fun da APF Eletronics são moderadamente raros. [32] Os preços entre colecionadores, entretanto, variam de acordo com a 📈 raridade, com o as versões Tele-Games da Sears sendo normalmente mais baratas que as da marca Atari.[29] Muitas publicações consideram Pong 📈 o jogo que lançou a indústria de videogames como um negócio lucrativo. [9][19][33] O autor de vídeo games David Ellis vê 📈 o jogo como um marco no sucesso da indústria de vídeo games, e considera o jogo de arcade "um dos 📈 títulos mais significantes da história". [5][26] Kent atribui o "fenômeno arcade" a Pong e aos jogos da Atari que o seguiram, 📈 e considera o lançamento da versão doméstica um início bem sucedido dos consoles. [27][30] Bill Loguidice e Matt Barton do Gamasutra 📈 se referem ao lançamento do jogo como um começo de um novo meio de entretenimento, e comentou que casas de apostas francesas jogabilidade 📈 simples e intuitiva o fizeram ser um sucesso. [19] Muitas outras empresas que produziram suas próprias versões de Pong eventualmente se 📈 tornaram muito conhecidas no meio. Nintendo entrou no mercado de vídeo games com os clones de Home Pong. O lucro gerado por 📈 eles (cada sistema vendeu mais de um milhão de unidades) ajudou a empresa a sobreviver a dificuldade financeira da época 📈 e os inspiraram a investir ainda mais nos jogos eletrônicos. [31] Depois de ver o sucesso de Pong, Konami decidiu entrar 📈 no mercado de arcade e lançou seu primeiro título, Maze. Seu sucesso moderado fez a empresa desenvolver novos títulos.[34] Sequências e remakes 📈 [ editar | editar código-fonte ] Bushnell sentiu que o melhor modo de competir contra os imitadores era criar produtos melhores, 📈 fazendo com que a Atari produzisse sequências do jogo nos anos seguintes após o lançamento original: Pong Doubles, Super Pong, 📈 Quadrapong, e Pin-Pong. [3] As sequências possuíam gráficos similares, mas incluíam novos elementos de jogabilidade; por exemplo, Pong Doubles permitia que 📈 quatro jogadores competissem em duplas, enquanto Quadrapong fazia os jogadores competirem entre si em um campo para quatro jogadores. [35][36] Bushnell 📈 também considerou uma versão gratuita do Pong para entreter as crianças em consultórios médicos. Ele inicialmente o chamou de Snoopy Pong 📈 e fez o gabinete com base na casa de Snoopy com o personagem no topo, mas depois mudou o nome 📈 para Poppy Pong e alterou o Snoopy para um cachorro genérico para evitar ações legais. Bushnell depois usou o jogo em 📈 casas de apostas francesas franquia de restaurantes Chuck E.Cheese's. [3][37][38][39][40] Em 1976, Atari lançou Breakout, uma variação de um jogador de Pong em que 📈 o objetivo era remover os tijolos da parede ao acertá-los com a bola. [41] Assim como Pong, Breakoutt foi seguido de 📈 muitos clones que copiaram a jogabilidade:[42] Arkanoid, Alleyway e Break 'Em All. Atari refez o jogo para várias plataformas. Pong foi incluído 📈 em várias compilações de Atari em plataformas incluindo Sega Mega Drive, PlayStation Portable, Nintendo DS, e PC. [43][44][45][46][47] Através de um 📈 acordo com Atari, Bally Gaming and Systems desenvolveu uma versão caça-níquel do jogo. [48] A Atari desenvolveu TD Overdrive que incluía 📈 Pong como um jogo extra para ser jogado durante a tela de carregamento. [49][50] Em 1999, o jogo foi refeito para 📈 PC e PlayStation com gráficos 3D e power-ups.[51][52] Na cultura popular [ editar | editar código-fonte ] Pong tem aparecido de vários 📈 modos na cultura popular. O jogo aparece principalmente em episódios de séries de televisão: That '70s Show,[53] King of the Hill,[54] 📈 e Saturday Night Live. [55] Na animação Wall-e, da Disney, o personagem tenta jogar Pong sozinho num console de Atari, é 📈 possível perceber que casas de apostas francesas pontuação no jogo chega a 1999 contra 0. Em 2006, um comercial da American Express apresentava Andy 📈 Roddick em uma partida de tênis contra a paleta branca. [56] Outros jogos eletrônicos também fizeram referências e paródias; por exemplo, 📈 Neuromancer para Commodore 64 e Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts para Xbox 360. [57][58] O evento de concerto Video Games Live tocou 📈 trilha sonora do jogo Pong como parte do seu especial retro "Classic Arcade Medley". [59] A música de Black Francis "Whatever 📈 Happened to Pong?" do álbum Teenager of the Year faz muitas referências aos elementos do jogo.[60] O estúdio de design alemão 📈 Buro Vormkrijgers criou um relógio com tema do jogo Pong como um projeto de diversão nos seus escritórios. Quando o estúdio 📈 decidiu comercializar o relógio, Atari tomou as ações legais cabíveis em fevereiro de 2006. As duas empresas eventualmente chegaram a um 📈 acordo em que Buro Vormkrijgers poderia produzir um número limitado de relógios sob licença. [61] Em 1999, o artista francês Pierre 📈 Huyghe criou uma instalação chamada "Atari Light" em que duas pessoas usavam jogos portáteis para jogar Pong em um terraço 📈 iluminado. O trabalho foi exibido em Venice Biennale em 2001, e no Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León em 📈 2007. [62][63] Em 2009 laboratório artístico memeLab criou uma instalação inspirada no jogo chamada VideoPong, que foi exposta no TEDx Salvador 📈 e no SESC Belenzinho, durante a Virada Cultural, em 2013.[64] O jogo foi incluído na exibição Game On do Museu de 📈 Ciência de Londres para mostrar os vários aspectos da história, desenvolvimento e cultura dos jogos eletrônicos.[65]Referências maior site de apostas do mundo |
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