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Nota: Se procura pelo objeto utilizado para dar acesso a locais, veja Se procura pelo objeto utilizado para dar acesso 🍋 a locais, veja catraca . Se procura pelo drible de futebol, veja roleta (futebol)Foto de uma roleta A roleta é um jogo 🍋 de azar muito comum em casinos. O termo deriva do francês roulette, que significa "roda pequena". O uso da roleta como elemento 🍋 de jogo de azar, em configurações distintas da atual, não está documentado na entrada da Idade Média. É de suspeitar que 🍋 a roulett referência mais antiga seja a chamada "Roda da Fortuna", conhecida ao longo de toda a história. A "magia" do 🍋 movimento das rodas teve de impactar a todas as gerações dos homens. A aparente quietude do centro, o aumento da velocidade 🍋 conforme nos arredores da roleta, a possibilidade de que se detenha no ponto de azar, tudo isto influi no desempenho 🍋 de distintos jogos que têm a roda como base. As rodas e, por extensão, as roletas, sempre tiveram uma conexão com 🍋 o mundo mágico e esotérico. Assim, uma delas parte do tarô, mais precisamente dos que conhecem como arcanos maiores. Segundo os indícios, 🍋 a criação de uma roleta e suas normas de jogo, muitos similares às que conhecemos hoje em dia, deve-se a 🍋 Blaise Pascal, que idealizou uma roleta com números, que tem um extremo equilíbrio na posição em que está colocado cada 🍋 número. A eleição de números deu um alcance mais vinculado à magia (a soma dos primeiros números [1-36] é o número 🍋 mágico por excelência: 666). A mesa da roleta é composta por duas secções, a própria roda e o layout de apostas, 🍋 mais conhecido como layout da roleta. Existem dois estilos de mesas de roleta. Um tem um layout de aposta único com a 🍋 roda da roleta em uma extremidade e o outro tem dois layouts com a roda no centro. A roda gira horizontalmente.[1] À 🍋 frente do desenho do layout, que é impresso em baeta verde, está um espaço contendo a figura 0 (estilo europeu) 🍋 ou as figuras 0 e 00 (estilo americano, embora tais rodas fossem usadas também na Europa durante os séculos XVIII 🍋 e XIX). [2] A parte principal do projeto é composta por 36 espaços retangulares numerados consecutivamente, alternadamente coloridos em vermelho e 🍋 preto e dispostos em três colunas de 12 espaços cada, começando com 1 na parte superior e terminando com 36 🍋 na parte inferior.[3] As fichas de Roleta são usadas para identificar o jogador e para fazer apostas. Na roleta física, o jogador 🍋 compra um certo número de fichas, que ele então coloca na mesa da roleta nas caixas em que quer apostar. Quando 🍋 você quiser fazer uma aposta "de 19 a 36", tudo o que você tem que fazer é colocar roulett ficha 🍋 naquela caixa.[4] Probabilidades de roleta [ editar | editar código-fonte ] Ao usar a roda de estilo americano com 0 e 00, 🍋 a vantagem ("vigorosa") para o banco aumenta para 2 partes extras em 38, ou cerca de 5,26% de todas as 🍋 apostas. A única exceção é a aposta na linha de 5 números, em que a vantagem da casa é de cerca 🍋 de 7,89%.[5] A roleta, conforme jogada em outros locais que não os Estados Unidos e o Caribe, é a mesma, exceto 🍋 que a roda e o layout contêm apenas um único zero (0). Isso reduz a vantagem do banco para cerca de 🍋 2,7 por cento. [6] Em alguns casinos, quando 0 aparece, todas as apostas de dinheiro par - vermelho, preto, ímpar, par, 🍋 alto, baixo - estão na prisão ("aprisionadas"). No próximo giro da roda, se 0 aparecer novamente, a casa coleta metade de 🍋 cada aposta presa; caso contrário, ele coleta todas as apostas perdidas e retorna as apostas originais para todos os vencedores. Com 🍋 esta regra, a vantagem do banco em apostas de dinheiro igual é reduzida para cerca de 1,35 por cento.[7] Estratégias e 🍋 táticas de apostas [ editar | editar código-fonte ] Métodos de previsão [ editar | editar código-fonte ] No início da década 🍋 de 1990, Gonzalo Garcia-Pelayo acreditava que as roletas dos casinos não eram perfeitamente aleatórias e que, ao registar os resultados 🍋 e analisá-los com um computador, ele poderia ganhar vantagem sobre a casa ao prever que certos números eram mais prováveis 🍋 de ocorrer. próximo das probabilidades de 1 em 36 oferecidas pela casa sugeridas. Ele fez isso no Casino de Madrid em Madrid, 🍋 Espanha, ganhando 600 000 euros em um único dia e um milhão de euros no total. A ação legal contra ele 🍋 pelo casino não teve sucesso, sendo decidido que o casino deveria consertar roulett roda.[8] Para se defender contra explorações como essas, 🍋 muitos casinos usam software de rastreamento, usam rodas com novos designs, giram as cabeças das rodas e giram aleatoriamente anéis 🍋 de bolso.[9] No casino Hotel Ritz, em março de 2004, dois sérvios e um húngaro usaram um scanner a laser escondido 🍋 dentro de um telefone celular conectado a um computador para prever o setor da roda onde a bola provavelmente cairia. Eles 🍋 arrecadaram £ 1,3 milhão em duas noites. [10] Eles foram presos e mantidos sob fiança policial por nove meses, mas eventualmente 🍋 liberados e autorizados a manter seus ganhos, pois não interferiram no equipamento do casino.[11] A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é 🍋 uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol. Tal 🍋 jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971. Um bilhete 🍋 da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972. A Loteca foi regulamentada no 🍋 Brasil em 25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no 🍋 estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos. [2] O jogo número 1 🍋 foi um Fla-Flu. [3] As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas. [3] Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto 🍋 Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4] Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos 🍋 selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio. Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as 🍋 colunas são marcadas em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 🍋 1:1 594 323 para fazer os treze pontos. Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com 🍋 cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos. [4] Outras rodadas experimentais foram realizadas em 3 de maio, também na 🍋 Guanabara, e em 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2] Oficialmente, os bolões começaram em 7 de junho, 🍋 que foi também a primeira vez em que foram acertados treze pontos. [6] O futebol já era febre no país, antes 🍋 mesmo de a seleção brasileira ter faturado roulett terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de 🍋 apostas. [7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2] O 🍋 apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para 🍋 furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador. [2] Ao final de todos os jogos de domingo, 🍋 um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar. [2] O 🍋 computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, 🍋 então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o 🍋 mesmo processo, em busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9] A escolha dos jogos de cada bolão era 🍋 feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa. [10] Essa escolha seguia alguns critérios: Clássicos, desde que a diferença de pontos entre 🍋 os times não fosse grande; Dois times "médios" com campanhas parecidas; Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos; Clássicos locais ou 🍋 regionais.[ 10 ] O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto 🍋 sem marcar os treze pontos. [11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas 🍋 um jogo. Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, 🍋 que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início 🍋 dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como 🍋 estavam as equipes.[12] No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de 🍋 cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso. [3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor 🍋 do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3] Após um ano a loteria era 🍋 considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendas em 🍋 apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que 🍋 seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3] O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro 🍋 de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, 🍋 no período em que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas. [13] As soluções propostas para evitar o problema eram 🍋 aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e 🍋 endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13] A Loteca passou 🍋 a ser vendida no país inteiro em 1972. [3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionada em 🍋 filmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3] Em maio 🍋 de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário 🍋 da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara. Ele foi o único apostador que 🍋 cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto 🍋 o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta 🍋 do meia Brecha. Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7] Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi 🍋 interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro. [14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram 🍋 a compor a programação desse período. Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no 🍋 interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca 🍋 e do mundo, em concursos de prognósticos".[15] Foi em 1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha 🍋 do Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi. [16] No ano seguinte, 🍋 as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de 🍋 vendas. [3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3] Caso da Máfia da Loteria 🍋 Esportiva [ editar | editar código-fonte ] Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca 🍋 Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências 🍋 quando poucas pessoas ganhavam em um teste. [17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes 🍋 premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18] Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca 🍋 foi promovido a seu posto. Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a 🍋 redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava. [19] Em outra viagem a 🍋 Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplo em partida que se cravaria 🍋 seco", conta Juca. "Corinthians × Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR × Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo.Não é possível. Eles 🍋 cravam triplo em jogo fácil e seco para jogo difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20] Quando comentou suas suspeitas na redação, no 🍋 dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: 🍋 no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção 🍋 e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos. [21] 🍋 Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso. O gerente de Loterias da Caixa em 1989, 🍋 Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5] A loteria perdeu credibilidade[22], que 🍋 nunca mais recuperou. A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria. [5] Em dezembro de 1987, 🍋 a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter 🍋 direito a um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros 🍋 jogos. [5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda". [5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que 🍋 a loteria arrecadava na roulett melhor fase. [5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, 🍋 número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5] A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto 🍋 de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um 🍋 apelido consagrado. [5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo. [5] O número dos concursos também foi 🍋 zerado, começando novamente do número 1. A fase anterior teve 976 testes. [5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar 🍋 os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um dos treze jogos acertados além dos 🍋 dez primeiros garantiria um prêmio maior. [5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites 🍋 duplos e triplos.[5] Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior. A aposta mínima é de três reais (um 🍋 duplo), e a aposta mais cara é de 1. 296 reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas de acertar catorze 🍋 pontos com o jogo mínimo são de uma em 2 391 485. A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias. Sua 🍋 arrecadação está longe da de quarenta anos atrás. No teste 256, de março de 2007, a Loteca pagou o menor prêmio 🍋 da história de seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram 🍋 um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos. [23] Em 2008 o Governo Federal lançou a 🍋 Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Probabilidade de acerto 🍋 [ editar | editar código-fonte ] Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24] 14 placares: 1 chance em 2.391.485 13 placares: 🍋 1 chance em 85.410 robozinho pixbet |
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